top of page
SoniaGomes-43.jpeg-370x409.jpg

Sonia Gomes

A trajetória da professora Sonia Gomes se estende por quatro décadas de investigação e prática dos domínios da Psicoterapia Somática. Depois de graduar-se em Psicologia no início dos anos 1980 em São Paulo, empreendeu uma longa  jornada em busca de conhecimento. Hoje, dedica-se a ensinar mundo afora o que aprendeu e aperfeiçoou com mestres, métodos e abordagens diferentes, convergentes em um ponto: transformar o sofrimento psíquico e emocional em recursos, pelas vias do corpo. 

 

O Rolfing® Estrutural e de Movimento desenvolvido por Ida Rolf  foi a porta de entrada no universo das práticas somáticas. Estudou com o Analista de Movimento, dançarino e professor avançado de Rolfing Movimento, Hubert Godard, que se tornou uma referência importante para os passos posteriores, que culminaram no desenvolvimento do método SOMA Embodiment®.

 

Ainda na década de 1990, iniciou o treinamento na Experiência Somática®, com o seu fundador Peter A. Levine. Tornou-se uma das principais praticantes e docentes do método de tratamento do trauma desenvolvido por Levine, no Brasil e é Membro Sênior do corpo docente internacional da Experiência Somática, ministrando o SE™ Professional Training no Brasil, Europa, Estados Unidos, América Latina, África do Sul e Ásia. É membro do comitê de seleção de professores do EASE (European Association of Somatic Experiencing®), do SEI (Somatic Experiencing® International) e foi membro da diretoria ABT, Associação Brasileira de Trauma por muitos anos.

 

Doutora em Psicologia Clínica, Sonia também introduziu no Brasil os estudos da Teoria Polivagal, desenvolvida pelo neurocientista norte-americano Stephen Porges, que proporciona um aporte de conhecimentos imprescindíveis aos profissionais de saúde que se dedicam ao cuidado com o corpo em um nível mais profundo. 

 

Nos anos 2000, Sonia reuniu todo o conhecimento adquirido em seus estudos e práticas numa abordagem inovadora, o SOMA Embodiment®, desenvolvido e ensinado por ela em países da América, Europa, Ásia e África, como recurso revolucionário para permitir a corregulação entre cliente e terapeuta, através do toque e do movimento, evocando a inteligência corporal inata. 

bottom of page